Acesse sua tabela de digitação gratuita hoje mesmo!

Iremos enviar a você o link para a tabela de digitação gratuita por email. Você poderá imprimir.

Envie-me a tabela de digitação gratuita
Ganhe 3 partituras interativas GRATUITAS para o seu instrumento!

Graças ao Tomplay, você pode tocar sua música favorita com acompanhamento de áudio profissional.

Baixar minhas partituras gratuitas

Entrar

Obtenha acesso ilimitado a todas as partituras por 14 dias Experimente grátis
Usamos cookies para melhorar nosso site e sua experiência. Ao continuar a navegar em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade.

5 belas peças de compositoras mulheres para tocar no piano

Escrito por
Clara Avrillier
Sobre o autor
Clara Avrillier começou com a música muito jovem, primeiramente cantando em coros, e depois tocando percussão em diversas orquestras antes de estudar piano e música clássica na Escócia. Após um mestrado em linguística, ela agora une suas habilidades musicais e linguística para acompanhar você em sua jornada com Tomplay.
Data de publicação
09/03/2023
Mostrar/esconder detalhes

5 belas peças de compositoras mulheres para tocar no piano

Durante séculos, a música clássica foi dominada por homens. Durante o período clássico, a composição era considerada inapropriada para mulheres. Por esse motivo, as mulheres compositoras não tiveram as mesmas oportunidades que os homens, e eram frequentemente desencorajadas de escrever música. Apesar disso, existiram muitas compositoras clássicas maravilhosas e talentosas. Neste artigo, reunimos uma lista de peças escritas por essas mulheres para você apreciar! 

1. Notturno em Fá Maior, Op. 6, No. 2 de Clara Schumann

 ▶️ Toque Notturno em Fá Maior no piano solo 

Clara Schumann (1819-1896) foi uma formidável pianista e compositora do século XIX, mas foi ofuscada pelo seu marido, o compositor e pianista Robert Schumann. Na época, era esperado que as mulheres ficassem em casa, e a própria Schumann disse "Uma mulher não deve desejar compor – nenhuma foi capaz de fazê-lo." Apesar de seus sentimentos conflitantes, ela persistiu e se tornou uma das pianistas mais talentosas da era romântica, introduzindo inclusive o conceito de tocar de memória. 

Em termos de composição, Schumann produziu obras diversas, de concertos a Lieds. Por ser pianista, muitas de suas peças são para piano, incluindo uma coleção de peças intitulada Soirées Musicales (1836), que escreveu quando tinha apenas 16 anos. A segunda peça, Notturno em Fá Maior, é uma obra lenta escrita na forma A B A. A mão esquerda proporciona um acompanhamento com um balanço enquanto a mão direita toca uma linda e lírica melodia. É surpreendente pensar que uma pessoa tão jovem foi capaz de escrever uma peça tão comovente. Hoje em dia, Clara Schumann é considerada uma das mais famosas compositoras de todos os tempos. 

Toque Notturno em Fá Maior, Op. 6, No. 2 no piano solo com Tomplay. O nível é intermediário. Se quiser explorar mais obras desta talentosa compositora, também oferecemos a coleção As mais belas peças de Clara Schumann para tocar no piano

2. Romance, Opus 23 de Amy Beach

▶️ Toque Romance no piano em dueto com o violino

Amy Beach (1867-1944) foi uma compositora e pianista americana do século XIX que rompeu barreiras da música clássica de diversas formas - por exemplo, foi a primeira compositora mulher americana a compor e publicar uma sinfonia. Além de compositora, era também uma talentosa pianista. Seu impacto no mundo da música foi inovador, e fez com que Amy se tornasse uma das compositoras americanas mais respeitadas e famosas de todos os tempos.

Beach era amiga íntima da violinista Maud Powell, e em 1893 dedicou a ela a composição Romance, Opus 23. A peça foi escrita para violino e piano e as duas amigas a interpretaram juntas em Chicago no mesmo ano. Essa peça original requer que ambos os músicos tenham uma boa técnica e que consigam transmitir emoção através da expressão musical. Para o pianista, fraseado e pedal são duas áreas a serem trabalhadas nesta peça. 

Toque Romance, Opus 23 no piano em dueto com o violino. 

3. La Lisonjera (The Flatterer), Opus 50 de Cécile Chaminade

▶️ Toque La Lisonjera (The Flatterer) no piano solo 

Nossa terceira compositora clássica é Cécile Chaminade (1857-1944). Ela nasceu em uma família abastada e demonstrou talento para a música desde muito nova, especialmente no piano. Foi incentivada por aqueles ao seu redor, incluindo outros compositores e amigos da família, como Camille Saint-Saëns e Georges Bizet. Tornou-se a primeira compositora mulher a receber o prêmio Ordem Nacional da Legião de Honra, a mais alta ordem de mérito na França. Suas composições incluem obras para piano, música de salão e suítes orquestrais, embora as duas primeiras tenham sido as mais populares, especialmente na América. 

Ao final do século XIX, Chaminade escreveu a peça  La Lisonjera (The Flatterer), Opus 50 para piano. É uma bela serenata com a melodia tocada na mão direita. Há muitos elementos interessantes para entender, como mudanças de tempo, ritmos mistos e execução em staccato/legato. 

Toque La Lisonjera (The Flatterer), Opus 50 no piano solo com Tomplay. É de nível intermediário/avançado. 

4. Nocturne em Sol Menor, de Fanny Mendelssohn 

▶️ Toque Nocturne em Sol Menor no piano solo

Fanny Mendelssohn (1805-1847) foi outra compositora que ficou nas sombras de um parente masculino - seu irmão, o compositor Felix Mendelssohn. Fanny Mendelssohn era uma talentosa pianista e compositora, mas foi forçada a publicar suas obras com o nome de seu irmão. Naquela época, o papel da mulher era em casa, e não no trabalho. Além disso, seu pai era contra ela ter uma carreira como compositora. 

Apesar dos obstáculos que enfrentou, Mendelssohn escreveu mais de 460 peças sob o nome de seu irmão. Atualmente, muitas já foram atribuídas a ela, tornando-a uma das compositoras mais famosas de todos os tempos. Ela compôs várias Canções sem Palavras (Lieder ohne Worte) - que posteriormente se tornou um gênero próprio -, peça curta e lírica para piano bastante expressiva. No dia 8 de março de 2017, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, uma obra que se pensava ter sido escrita por seu irmão foi apresentada pela primeira vez com o nome de sua verdadeira compositora - Fanny Mendelssohn. A peça é intitulada Easter Sonata

Nocturne em Sol Menor é uma peça de um movimento escrita por Mendelssohn em 1838. É no estilo barcarola, canção dos gondoleiros venezianos, como evidencia o compasso 6/8 e a sensação cadenciada do acompanhamento de mão esquerda. 

Nocturne em Sol Menor está disponível para piano solo e é nível intermediário/avançado.

 

5. 25 Estudos Fáceis, Opus 50 - No. 2 Estudo em Lá Menor de Louise Farrenc

▶️ Toque Estudo em Lá Menor no piano solo

A última compositora que gostaríamos de destacar neste artigo é Louise Farrenc (1804-1875), francesa que cresceu em Paris cercada por mulheres que trabalham em todos os tipos de campos artísticos. Ela começou a tocar piano muito jovem, antes de estudar composição no Conservatório de Paris com apenas 15 anos. Ao final de seus estudos, destacou-se como concertista e compositora, chegando a ser nomeada professora de piano no Conservatório. Esta posição era uma das mais prestigiadas da Europa, e ela foi de fato a única professora mulher nomeada em todo o século XIX! 

Farrenc escreveu cerca de 50 peças, desde obras orquestrais e corais até peças para piano. Como professora de piano, seus estudos são muito bem escritos e continuam sendo peças importantes no repertório para piano. A obra 25 Estudos Fáceis, Opus 50 é um conjunto de estudos fáceis, por isso são ideais para pianistas amadores. Como em todos os estudos, cada um se concentra em uma técnica específica. No Estudo No. 2 em Lá Menor, a técnica em questão é alcançar a precisão em uma fórmula de compasso 6/8. Apesar do foco técnico, a peça tem uma bela melodia com acompanhamento cadenciado na mão esquerda.

Toque o Estudo No. 2 em Lá Menor dos 25 Estudos Fáceis, Opus 50 de Louise Farrenc no piano solo. Foi escrito para pianistas de nível fácil/intermediário.

Adicionar um comentário...

Por favor, faça login para adicionar um comentário. Cadastro / Já é um membro
  • Estriperlaks
    5 dias atrás
    In my search for deeper meaning, I came across a site for you and it's Hellspin and don't know what it is and how? I will help you, here you can be sure that it provides good bonuses for beginners, especially if you have not tried to play yet, which will allow you to start playing quickly. The intuitive interface will be a cool addition to your experience
    Seu comentário será publicado após análise
    Cancelar
    Por favor, faça login para adicionar um comentário Cadastro / Já é um membro
loader.gif
Ajuda